Marco Almeida, candidato da coligação que juntava PSD e CDS à Câmara Municipal de Sintra, foi nomeado, pela Santa Casa da Misericórdia (SCML), para um cargo junto da direção na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA).

O Sintra Notícias sabe que o convite surgiu logo após a derrota de Marco Almeida em Sintra e a decisão de Pedro Passos Coelho de não se recandidatar à liderança do PSD. Helena Lopes da Costa, um dos elementos da Mesa da Assembleia da SCML, convidou o candidato do PSD para o lugar de sub diretor da ESSA.

A proposta de Helena Lopes da Costa terá sido, segundo apurou o SINTRA NOTÍCIAS junto de fontes ligadas ao processo, votada e aprovada pela instituição da qual Pedro Santana Lopes ainda era provedor.

No entanto a decisão da SCML terá originado desconforto e perplexidade no interior da ESSA. A falta de experiência do vereador sintrense nesta área e o afastamento de Maria Baptista de Afonso Louro, acabaram por levar à retirada do convite inicial e a um novo convite, desta vez para o cargo de secretário da direção.

Marco Almeida anunciava no dia seguinte às eleições, através de uma “selfie” tirada no interior da escola, que estava de volta ao ensino como professor

Para Marco Almeida, professor licenciado em História, assumir funções terá de aguardar agora a decisão do Ministério da Educação após a requisição da SCML.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio. Lecciona os Cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e possui formação pós-graduada, cujos planos de estudo estão adaptados ao Processo de Bolonha. Em colaboração com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem vindo a desenvolver mestrados nas áreas de Terapia da Fala e Fisioterapia.