Marco Almeida, candidato da coligação que juntava PSD e CDS à Câmara Municipal de Sintra, foi nomeado, pela Santa Casa da Misericórdia (SCML), para um cargo junto da direção na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA).
O Sintra Notícias sabe que o convite surgiu logo após a derrota de Marco Almeida em Sintra e a decisão de Pedro Passos Coelho de não se recandidatar à liderança do PSD. Helena Lopes da Costa, um dos elementos da Mesa da Assembleia da SCML, convidou o candidato do PSD para o lugar de sub diretor da ESSA.
A proposta de Helena Lopes da Costa terá sido, segundo apurou o SINTRA NOTÍCIAS junto de fontes ligadas ao processo, votada e aprovada pela instituição da qual Pedro Santana Lopes ainda era provedor.
No entanto a decisão da SCML terá originado desconforto e perplexidade no interior da ESSA. A falta de experiência do vereador sintrense nesta área e o afastamento de Maria Baptista de Afonso Louro, acabaram por levar à retirada do convite inicial e a um novo convite, desta vez para o cargo de secretário da direção.
Para Marco Almeida, professor licenciado em História, assumir funções terá de aguardar agora a decisão do Ministério da Educação após a requisição da SCML.
A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio. Lecciona os Cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e possui formação pós-graduada, cujos planos de estudo estão adaptados ao Processo de Bolonha. Em colaboração com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem vindo a desenvolver mestrados nas áreas de Terapia da Fala e Fisioterapia.