“Se não querem escolher, depois não se podem queixar”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou aos portugueses para que participem nas eleições autárquicas de domingo, 1 de outubro

Marcelo Rebelo de Sousa em Pêro Pinheiro | Foto: Sintra Notícias - arquivo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje aos portugueses para que participem nas eleições autárquicas de domingo, 1 de outubro, argumentando que, “se não querem escolher, depois não se podem queixar”.

O chefe de Estado falava na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no final de uma homenagem ao antigo ministro das Finanças Henrique Medina Carreira, que morreu em 3 de julho, aos 86 anos, promovida pela associação Fórum para a Competitividade.

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa relativizou o clima de crispação política, considerando que “a ponta final de campanha eleitoral é sempre muito emotiva”, e quis deixar “um apelo para que os portugueses se não abstivessem”.

No seu entender, “é importante que não haja uma subida da abstenção porque a subida da abstenção significa desinteresse”, o que “é mau em qualquer eleição”, mas especialmente em autárquicas: “Desinteresse em eleições que tocam naquilo que é o mais próximo que há na vida das pessoas para mim é incompreensível, não faz sentido”.

“Se não querem escolher, depois não se podem queixar da escolha que é feita pelos outros”, defendeu.

Lusa