Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2017/2018 no âmbito do Projeto Orquestras Escolares de Sintra.

O projeto é dirigido aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico das escolas da rede pública do concelho de Sintra e “fundamenta-se no princípio do direito humano à educação e à participação cultural, defendendo que a cultura e a arte são componentes essenciais a uma educação global e harmoniosa das crianças e jovens”.

As Orquestras Escolares de Sintra desenvolvem-se nos agrupamentos, AE Alto dos Moinhos, AE António Sérgio, AE D. Carlos I, AE Escultor Francisco dos Santos, AE Lapiás, AE Monte da Lua (EB Colares e EB D. Fernando II), AE Queluz Belas (EB Galopim de Carvalho), AE Prof. Agostinho da Silva, AE Leal da Câmara (EB Pe. Alberto Neto) e AE Visconde Juromenha.

Através da colaboração dos professores de música dos agrupamentos de escola apoiados pela coordenação técnica e artística da Associação Escola de Música Sons e Compassos, foi criada uma orquestra em cada escola, através da constituição de um núcleo de cordas, de sopros e percussão.

As inscrições podem também ser feitas diretamente junto do professor responsável no respetivo agrupamento de escolas ou aqui.