A apresentadora Teresa Guilherme relatou nas redes sociais o momento de aflição que viveu este sábado ao ver as chamas a aproximar-se da sua casa na Serra de Sintra.

Na publicação partilhada na sua página da rede social Facebook, Teresa Guilherme fala de “medo” e de “choque” ao sentir que poderia ser uma das vítimas do incêndio, tendo agradecido a rápida intervenção dos bombeiros.

“Esta tarde tive medo ao ver as chamas tão perto. Ainda estou em choque. “Agradeço a todos os sapadores florestais de Sintra, em especial ao Marco, ao Carlos e ao Igor, que de forma corajosa e eficaz combateram o incêndio. Agradeço ainda a todos os sapadores e vigilantes e bombeiros que nos protegem a nós e aos nossos bens. Obrigada”, escreveu.

A apresentadora partilhou ainda uma fotografia com três bombeiros florestais.

Em 2017 a Câmara Municipal de Sintra, em conjunto com a Parques de Sintra Monte da Lua, criou uma equipa permanente de sapadores florestais, com o objetivo de reforçar o sistema de Protecção Civil no Município. Sintra voltou assim a ter uma equipa de sapadores florestais para a vigilância e prevenção dos incêndios na Serra de Sintra.

A equipa de sapadores florestais atuará na Serra de Sintra, numa área de 4 mil hectares, mas também no resto do território do concelho, incluindo a Serra da Carregueira e sempre que for declarada situação de alerta, contingência ou calamidade.