Mariana Vieira, natural de Montelavar, venceu no último domingo o prémio de composição “European Composer Award” com a peça “Raíz” no Festival “Young Euro Classic” que teve lugar em Berlim. Este é um dos mais prestigiados festivais de jovens orquestras no qual a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) participou pela segunda vez.

Mariana Vieira venceu o prémio de composição “European Composer Award”

Mariana iniciou os estudos musicais com 7 anos na banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, da qual fez parte durante 10 anos. Aos 9 anos, ingressou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, onde estudou Saxofone, Piano e Composição.

Atualmente, frequenta a licenciatura em música – composição, na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os professores João Madureira e António Pinho Vargas.

Desde 2014, tem apresentado o seu trabalho em festivais como “Monaco Electroacoustique” (2015; 2017), “Young Euro Classic” (2017) Festival DME – Dias de Música Electroacústica (2014; 2015), Aveiro Síntese (2016), Encontros Nova Música – Vila do Conde (2015), Música Viva (2016) e Peças Frescas (2016).

A jovem sintrense também obteve o 1º prémio no concurso de composição/interpretação “Nano Músicos Electroacústicos 2014” e participou em workshops com François Bayle, Åke Parmerud, Annette Vande Gorne e Bernard Fort.