A Força Aérea tem neste momento vários meios humanos, aéreos e terrestres a prestar apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no âmbito da prevenção e controlo contra incêndios florestais.

Estão no terreno, a apoiar os operacionais e a patrulhar zonas florestais em todo o país, equipas de militares, um helicóptero Alouette III, com duas tripulações e uma máquina de rasto, confirmou a Força Aérea Portuguesa, em comunicado enviado ao SINTRA NOTÍCIAS.

“Do Aeródromo de Manobra Nº1 em Ovar, do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota e da Base Aérea N.º5, em Monte Real, estão empenhadas equipas de militares, apoiadas por viaturas todo-o-terreno, a patrulhar zonas florestais em todo o país, como medida de prevenção e controlo contra eventuais incêndios florestais”, adianta a Força Aérea Portuguesa.

A Base Aérea N.º5, em Monte Real, “está também a prestar apoio às aeronaves Canadair de Marrocos e de Espanha que auxiliam Portugal no combate a incêndios. É nesta unidade da Força Aérea que são reabastecidas e que ficam parqueadas durante o período de descanso das tripulações”.

 

Fotografias: DR Força Aérea Portuguesa