Está a decorrer a reabilitação do edifício do Mercado de Queluz, que visa a recuperação deste espaço bem como a criação de melhores condições para comerciantes e clientes, num investimento superior a meio milhão de euros da Câmara Municipal de Sintra.

Presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves

A obra no Mercado de Queluz é exigida há mais de dez anos, devido às condições do atual edifício que já teve um primeiro investimento há cerca de dois anos. “São obras fundamentais que finalmente, depois de décadas e décadas, estão a ser realizadas pela Câmara Municipal de Sintra”, refere Paula Alves, presidente da Junta de Freguesia de Queluz/Belas. A autarca lembra o investimento que a freguesia que tem tido nos últimos dois anos: “O novo Centro de Saúde de Queluz, a requalificação da chamada estrada da vergonha e a construção do novo Centro de Saúde de Belas, são apenas três exemplos da mudança estrutural que está acontecer na nossa freguesia”, destaca.

O piso a remodelar, numa área de 1200 m2, será constituído por duas grandes áreas, uma delas dedicada a descargas, armazenamento de secos e refrigerados, serviços de apoio aos funcionários e vendedores e áreas técnicas, e a outra destinada a vendas, composta por 6 lojas, 6 espaços de “meia loja” e por 16 bancadas de venda, segundo a nota da autarquia.

O projeto de requalificação deste edifício municipal, prevê a reabilitação da rede elétrica, telecomunicações, estabilidade, segurança contra incêndios e intrusão, paisagismo e outros aspetos no plano da arquitetura, designadamente, ao nível dos revestimentos interiores e pavimentos, das bancadas, paredes e tetos. Serão também eliminadas as barreiras arquitetónicas exteriores.