A coligação PSD/CDS-PP apresentou, esta quarta-feira, uma queixa contra o presidente da Câmara Municipal de Sintra na Comissão Nacional de Eleições (CNE). Em causa o facto de Basílio Horta ter defendido no facebook da autarquia o voto na eleição das Azenhas do Mar para uma das 7 Maravilhas de Portugal.

No último fim de semana viveu-se em Sintra um verdadeiro espírito de entusiasmo em torno da eleições das Azenhas do Mar a uma das 7 Maravilhas de Portugal, no programa da RTP. Para a aldeia de Sintra ganhar era necessário ter uma votação, através de chamadas telefónicas, superior a todas as outras. Os apelos multiplicaram-se nas redes sociais, tendo da autarquia sintrense participado neste movimento. A Câmara de Sintra foi a entidade que candidatou as Azenhas do Mar a este prémio.

A coligação PSD/CDS “juntos pelos sintrenses”, ficou indignada com os apelos do presidente da Câmara de Sintra na página de facebook da autarquia sintrense. O autarca, no sábado à noite, defendeu o voto nas Azenhas: “Este domingo é o dia das Azenhas do Mar”, afirmou o Basílio Horta, citando depois palavras de Vergílio Ferreira: “Sintra é o mais belo adeus da Europa quando enfim encontra o mar”. Estas palavras indignaram Marco Almeida e Ribeiro e Castro que apresentaram hoje a queixa na CNE por entenderem que “se criou uma promiscuidade entre a página pessoal de Basílio Horta” e a página da autarquia de Sintra, “onde foi partilhado o apelo”.

Fonte da autarquia sintrense, contactada pelo SINTRA NOTÍCIAS, lamentou que “a vitória das Azenhas do Mar, graças à mobilização de todos que gostam desta pérola de Sintra e de Portugal, seja politizada desta forma tão medíocre”. A mesma fonte adianta que “nada mais natural, depois da Câmara ter candidatado as Azenhas do Mar às 7 Maravilhas de Portugal, o presidente  da autarquia apelar ao voto de todos”. “O presidente da Câmara apelou ao voto nas Azenhas do Mar e juntos, os sintrenses, conseguiram ganhar” e lembra que “Basílio Horta tudo fará para defender Sintra e os sintrenses”.