“Miúdos Alegro” convidados a ler em voz alta para cães

Alegro Alfragide, na Amadora, dia 23 de julho, pelas 15 horas

“Cães e Livros” é a atividade que vai juntar crianças, patudos e livros no Centro Comercial Alegro Alfragide, na Amadora, dia 23 de julho, pelas 15 horas, inserida na habitual programação “Miúdos Alegro” dirigida aos mais novos.

“A interação com os animais pode ser um excelente apoio para ajudar as crianças a ultrapassarem dificuldades de leitura e comunicação”, e no próximo domingo, os cães vão ser os grandes aliados da leitura nos “Miúdos Alegro”, uma vez que “são ouvintes calmos e, ao contrário das outras crianças e dos adultos, não intimidam nem julgam quando há um engano na leitura”, explica a organização ao SINTRA NOTÍCIAS.

A iniciativa é dirigida a crianças maiores de 6 anos que já saibam ler e será dinamizada com o apoio de uma equipa de especialistas da Cães&Livros – R.E.A.D Portugal, associação portuguesa representante oficial do programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D), desenvolvido para melhorar as competências de leitura e as capacidades de comunicação através de um método diferente: ler para um cão!

Em sessões entre 10 a 15 minutos, os leitores de palmo e meio vão ter um público muito especial: dois amigos de quatro patas desejosos de ouvir uma boa história.

Centro Comercial Dog Friendly

São cães especiais, treinados e sujeitos a um exame rigoroso segundo os requisitos de saúde, segurança, aptidão e temperamento exigidos pela International Therapy Animals (ITA), uma organização americana com mais de 20 anos de experiência que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas através do vínculo que estabelecem com os animais.

Em maio o Alegro Alfragide passou a ser um centro comercial Dog Friendly e passou a permitir a entrada aos amigos caninos, que preencham os requisitos do passaporte “cãopanheiro”. São já 23 as lojas do centro que permitem a entrada de cães e agora são os convidados especiais da agenda “Miúdos Alegro”.

O convite está feito aos mais jovens: “O mundo está cheio de histórias e os cães também gostam de as ouvir. Eles ficam contentes e as crianças melhoram a leitura!”