Entre o mar e a terra, a aldeia Azenhas do Mar desenvolveu-se na moagem dos cereais e na vitivinicultura, local proeminente dos afamados vinhos da Região Demarcada de Colares.

Aqui passou férias o rei D. Carlos I e as rainhas D. Amélia e D. Maria Pia. Muitos arquitetos do século XX aqui implantaram as suas criações, como Raul Lino, Norte Júnior e outros. Aqui viveu Ferreira de Castro e sobre ela escreveram Vergílio Ferreira ou José Saramago.

Lugar inspirador para pintores como Paula Campos, Júlio Pomar, Alfredo Keil e tantos outros, foi ainda estância dilecta de cineastas como Perdigão Queiroga, Beatriz Costa ou Carmen Dolores.

A sua Capela de São Lourenço data dos finais do séc. XVI e está integralmente restaurada. A Escola, construída em 1927 e inaugurada pelo Presidente Óscar Carmona, serviu de modelo para a filosofia dos edifícios escolares do Estado Novo.

A História imensa das Azenhas do Mar, aliada à sua beleza natural, com o casario a descer em cascata falésia até ao oceano, conferem-lhe um cenário de “belo terrível”, tão ao sabor do gosto romântico.

Aldeia do Penedo

A sua origem não está muito bem definida mas existem autores que apontam para a referência ao Penedo já no séc. XIII, mais propriamente dados de 1527.

A Aldeia do Penedo conserva ainda algumas casas de traça antiga, que lhe conferem uma imagem de aldeia típica. Situada no alto de uma encosta, permite ao  visitante caminhadas pelas suas ruas e ruelas íngremes e sinuosas, com passagem obrigatória pelo fontanário e pelo cruzeiro, situados bem no centro da aldeia, tal como as seculares capelas.

O Penedo é o último local do continente português onde são realizadas as tradicionais festas do “Império” ou do “Espírito Santo”, que continuam a existir nos Açores, em particular na ilha Terceira.

Estas festas são designadas de Festas do Divino Espírito Santo e têm uma antiquíssima história, remontando de forma mais direta ao reinado de D. Dinis e sua mulher, a rainha Santa Isabel.

VOTAÇÃO

AZENHAS DO MAR: No dia 23 de julho, vote nas Azenhas do Mar (Aldeias do Mar) durante a Gala da RTP, a partir das 21 horas.

PENEDO: No dia 20 de agosto vote no Penedo (Aldeias em Área Protegida) durante a Gala da RTP, a partir das 21 horas.

A votação é por chamada telefónica e o número para votar nas Azenhas do Mar e no Penedo é facultado no início das Galas.

Vote quantas vezes lhe apetecer para sermos as duas aldeias mais votadas. A final é no dia 3 de setembro