Usufruir do verde e da natureza em agosto é a proposta dos parques e monumentos de Sintra, que contam com uma agenda preenchida com recriações históricas, exposições e passeios pedestres.
No primeiro fim de semana de agosto, regressa a recriação histórica “Arte da Guerra Medieval” ao Castelo dos Mouros. No sábado, 5 de agosto, das 10h00 às 18h00, a iniciativa será dedicada a “D. Dinis e os Besteiros do Conto (século XIII) ”.
A temática dos Besteiros do Conto, desde as suas obrigações milicianas, aos seus privilégios e obrigações reais servirá de enquadramento a esta atividade.
No final de cada apresentação, o público poderá manusear o equipamento utilizado nas demonstrações, sob supervisão qualificada. Haverá ainda demonstrações do uso de armas e engenhos de época às 11h00, 15h00 e 17h00.
“Do Parque à Tapada: a Natureza em Sintra e em Mafra”
Já no sábado, 19 de agosto, a proposta vai para a iniciativa “Do Parque à Tapada: a Natureza em Sintra e em Mafra”, um programa conjunto de visita a Sintra e a Mafra, que dá a conhecer a diversidade de ecossistemas do Parque Natural de Sintra – Cascais – área protegida à qual pertence a Tapada de Monserrate – e a magnífica floresta antiga e autóctone que caracteriza a Tapada Nacional de Mafra.
A visita tem início às 10h00 na Tapada de Monserrate, e às 14h00 na Tapada de Mafra.
IGPOTY permanece em exposição no Parque de Monserrate
Ainda para os apreciadores da natureza e também de fotografia, permanece em exposição, no Parque de Monserrate, a mostra “International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY)”, a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta a fotógrafos profissionais mas também a amadores.
Anualmente, a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo, nomeadamente o Parque de Monserrate.
Este ano a exposição é novamente ao ar livre, integrada na natureza envolvente.