A Câmara Municipal de Sintra vai avançar com a requalificação do espaço público em Vale Mourão na freguesia de Rio de Mouro, uma urbanização com 25 anos.

A obras vão ter início ainda durante este mês de julho num investimento de cerca de 160 mil euros. “A Câmara tem assumido a resolução dos problemas destas urbanizações como prioritária depois de décadas de esquecimento. A Tapada das Mercês e o Monte da Parada são disso exemplo”, afirmou Basílio Horta ao SINTRA NOTÍCIAS. O autarca lembra que declarar a caducidade destas urbanizações, para depois o município poder intervir no espaço público, “não é um processo fácil e rápido, mas tem de ser feito em nome da qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham em Sintra”. “Queremos e defendemos um território qualificado, onde ninguém fica esquecido, claro que temos consciência que não se consegue resolver tudo de uma vez só, mas estamos a trabalhar muito nesse sentido”, sublinhou.

Já o presidente da Junta de Freguesia, Bruno Parreira, defende que “o início destas obras representa a resolução, por parte da Câmara Municipal de Sintra, dos problemas de mais uma urbanização que havia sido abandonada”. O autarca defende que “é preciso não esquecer que a Vale Mourão se somam as intervenções no bairro da Parada, estando já a Junta e a Câmara Municipal a trabalhar na reconversão da urbanização do Alto Forte”.

 

OBRAS VÃO ABRANGER LOTEAMENTOS COM CERCA DE 25 ANOS

As obras previstas, que vão ser realizadas pela empresa Cordivias, abrangem um vasto leque de intervenções para qualificação do espaço público desde a correcção de desconformidades e conservação dos passeios, construção de um novo passeio junto à zona de pavilhões industriais na rua José Gomes Ferreira e na rua Alda Nogueira, reforço do pavimento em algumas localizações, execução de marcações rodoviárias para disciplinar as diferentes utilizações do espaço, modernização da iluminação pública com a instalação de luminárias LED, recuperação de espaços verdes e arborização, bem como a construção de nova área de jardim e outros espaços verdes rústicos.