Centro Diagnóstico de Pneumologia de Sintra | Imagem: Google

Por iniciativa do Bloco de Esquerda (BE), a Assembleia Municipal de Sintra (AMS) manifestou a sua preocupação com o estado de “abandono e degradação” do antigo Centro de Diagnóstico de Pneumologia de Sintra, situado no Vale do Rio do Porto, perto do edifício da Câmara e do Palácio Nacional.

Os deputados Municipais, que aprovaram a proposta por unanimidade, “exigem do Ministério da Saúde uma rápida intervenção no sentido de limpar e cuidar do edificado e espaços exteriores do antigo Dispensário de Sintra, bem como uma clarificação sobre o destino a dar ao edifício e jardim”, defendendo a sua utilização para um “equipamento de saúde (a definir) ou a sua cedência à autarquia para utilização pública”.

Na proposta, o BE destaca ainda a “acumulação de resíduos de jardinagem e de matagal no jardim do edifício que tem vindo a agravar-se nos últimos meses, causando preocupação a moradores e autarcas pelas ameaças à segurança, por risco de incêndio, e à saúde pública, por questões de salubridade”.

Os deputados Municipais, recomendaram à Câmara Municipal que “desenvolva esforços para acelerar a resolução do problema”. Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, comprometeu-se a tomar medidas para uma rápida limpeza do espaço.