O Partido Socialista de Sintra elogiou esta terça-feira o acordo, entre a Câmara Municipal e o Governo, que vai permitir a construção do novo Hospital no concelho.

“Sintra vai finalmente ter um novo Hospital, respondendo assim a uma necessidade do concelho com duas décadas”, afirma o PS em comunicado. “Este Governo e a Câmara Municipal uniram-se em torno do essencial: Resolver os problemas de todos que vivem e trabalham em Sintra”.

O PS lembra que esta solução só se tornou possível porque, “a gestão e saúde financeira da autarquia sintrense permitiu que o presidente da Câmara, Basílio Horta, liderasse este processo de forma determinada, rompendo assim com décadas de esquecimento na área da saúde no nosso concelho”.

“Em matéria de acesso à prestação de cuidados de saúde, nunca se pode perder tempo, o Partido Socialista nunca se resignaria a qualquer adiamento na melhoria das condições de acesso à saúde em Sintra”, afirma o PS.

Os socialistas recordam que para além do novo Hospital, a Câmara de Sintra assegurou durante o atual mandato, a construção de cinco novos centros de Saúde. “Os novos Centros de Saúde de Agualva, Sintra, Queluz, Almargem do Bispo e Algueirão-Mem Martins, com um investimento de sete milhões de euros, são essenciais para mudar a atual realidade da prestação dos serviços de saúde no concelho”, lembra o PS.

Sobre as críticas do vereador Marco Almeida, que acusa a Câmara ter demorado um mandato para garantir o novo Hospital de Sintra, o PS lembra as promessas que, o então vereador, fez em 2002. “O candidato do PSD parece esquecido das responsabilidades, na área da saúde, que teve durante 12 anos enquanto vice-presidente. Prometeu, em 2002, que o novo hospital seria uma realidade em 2006, mas durante 12 anos nem hospital, nem centros de saúde. O PSD é o principal responsável pelo abandono que Sintra foi sujeita na área da saúde”, defendem os socialistas.

O novo Hospital de Sintra vai implicar um investimento do município no valor de 29,617 milhões de euros na “conceção e construção”, assumindo o Estado 21,660 milhões com a “aquisição e instalação do equipamento necessário ao seu funcionamento”.
“Este acordo é a única forma de tornar realidade a criação de um novo hospital em Sintra, uma necessidade com mais de 20 anos”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta.

Segundo o autarca, “a saúde financeira da autarquia de Sintra permite assumir este compromisso”, reforçando o papel da câmara “na melhoria das condições de vida de mais de 400 mil pessoas” do concelho.

O concurso para o projeto do novo hospital vai ser lançado este ano. “A conclusão da construção do Hospital de Proximidade de Sintra está prevista durante o mês de janeiro de 2021”, lê-se no acordo.