Portugal começa esta manhã a acordar e a ganhar consciência da trágica que se vive no distrito de Leiria. O governo atualizou está manhã, perto das 8h, o número de mortos do incêndio em Pedrógão para 43. Há ainda 59 feridos, 18 dos quais transportados para os hospitais. Cinco (quatro bombeiros e uma criança) estão feridos com gravidade. A esta hora há quatro frentes de fogo ativas.

(atualização 10h00)O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, voltou a atualizar o balanço de mortos em Pedrógão Grande. São já 57 as vítimas mortais desta tragédia. O número de feridos mantém-se nos 59, de acordo com o balanço feito pelas 10h00.

(atualização 11h00) – Visivelmente emocionado, Jorge Gomes apontou os locais em que estão a ser encontradas as vítimas mortais, na Estrada Nacional 236.1, que faz a ligação ao Itinerário Complementar (IC) 8. “Foram encontradas 30 pessoas em viaturas e 17 fora das viaturas ou nas margens da estrada e em ambiente rural foram encontradas 10 vítimas mortais”, disse.

(atualização 12h00) – Subiu para 58 o número de vítimas mortais e 54 feridos, no incêndio de Pedrógão Grande. O Secretário de Estado, Jorge Gomes, apela às populações “que não tentem ir ver o fogo”.

(atualização 13h00) – com o número de vítimas a subir para os 61 mortos, avançou o secretário de Estado, Jorge Gomes, [às 13h03] esclarecendo que duas das vítimas surgem na sequência de um acidente, relacionado com o incêndio de Pedrógão Grande.

(atualização 13h30) – O Conselho de Ministros aprovou um decreto que declara luto nacional durante três dias, entre hoje e terça-feira, pelas vítimas do incêndio. O Presidente da República suspendeu a agenda até terça-feira.

(atualização 14h00) – O primeiro-ministro defendeu que a prioridade tem de ser o combate ao incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, que causou pelo menos 61 mortos, e a identificação das vítimas, admitindo que o número possa ainda subir.

(atualização 17h30) – Às cinco e meia da tarde estavam confirmadas 61 vítimas mortais neste incêndio. De acordo com a Proteção Civil o combate ao incêndio em Pedrógão Grande está a ser feito por 870 operacionais, apoiados por 268 viaturas e dez aviões.

Imagem | Agência Lusa

Ontem, ao final da noite, sairam 10 veículos e 35 elementos de seis corporações de bombeiros do concelho de Sintra para este incêndio. Segundo a Proteção Civil, as operações de combate aos incêndios mobilizam esta madrugada 692 operacionais e 224 viaturas. Hoje chegam dois aviões de Espanha. O Governo declarou o estado de contingência em Pedrógão. As chamas continuam fora de controle.

Durante a noite, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se ao local para dar uma “palavra de ânimo”, gratidão e apoio tendo defendido que “não era possível fazer mais durante as chamas”. O Presidente da República estava visivelmente emocionado.

Das 39 vítimas mortais, 16 encontravam-se dentro de viaturas que foram apanhadas pelas chamas. Outras três estavam junto a um cemitério e, segundo o secretário de Estado Jorge Gomes, terão morrido por inalação de fumo.

 

Fotografias de Paulo Cunha da agência LUSA

Notícia atualizada às 09h00. O número de vítimas mortais passou de 39 para 43

Notícia atualizada às 10h00: O número de vítimas mortais passou para 57

Notícia atualizada às 13h03: O número de vítimas subir para os 61 mortos. Duas das vítimas surgem na sequência de um acidente, relacionado com o incêndio de Pedrógão Grande.