Saíram esta noite 10 veículos e 35 elementos de seis corporações de bombeiros do concelho de Sintra para o incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que já fez 62 vítimas mortais – dados atualizados às 13h00, deste domingo, 18 de junho.

Dezasseis das pessoas que morreram encontravam-se dentro de viaturas que foram apanhadas pelas chamas. As outras três estavam junto a um cemitério e, segundo o secretário de Estado Jorge Gomes, terão morrido por inalação de fumo. O incêndio provocou também 14 civis feridos dez estão em estado grave. Há ainda duas pessoas desaparecidas. Entre os seis bombeiros feridos, “cinco foram evacuados”, disse ainda Jorge Gomes que se encontra no local.

Foto de Paulo Cunha da agência LUSA

“Foi criado um posto do INEM no centro de saúde para poder socorrer quem for preciso. Temos quatro frentes ativas, três das quais com uma violência muito grande” e “há localidades afetadas que ainda não conseguimos determinar porque não se consegue entrar nem na floresta nem nos caminhos para as aldeias”, informou ainda o secretário de Estado.

O incêndio, de acordo com a página da Proteção Civil, mobilizava, às 21h, 264 bombeiros, dois meios aéreos e 83 viaturas. O fogo começou nos Escalos Fundeiros, no norte do distrito, e já obrigou ao corte do Itinerário Complementar 8, bastante a sul do início do incêndio.

[noticia atualizada às 13h03 | domingo 18 junho]