A construção novo Hospital de Sintra deverá ser aprovado na próxima segunda-feira e já tem o acordo de Mário Centeno, ministro das Finanças, e do ministro da Saúde.

Segundo a LUSA, o documento, a discutir pelo executivo municipal, na segunda-feira, prevê que o município invista 29,617 milhões de euros na “conceção e construção do Hospital de Proximidade de Sintra” e o Estado assuma 21,660 milhões com “aquisição e instalação do equipamento necessário ao seu funcionamento”

“Este acordo é a única forma de tornar realidade a criação de um novo hospital em Sintra, uma necessidade com mais de 20 anos”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta.

Segundo o autarca, “a saúde financeira da autarquia de Sintra permite assumir este compromisso”, reforçando o papel da câmara “na melhoria das condições de vida de mais de 400 mil pessoas” do concelho.

A minuta do protocolo, a subscrever com os ministros das Finanças e da Saúde, admite “a conclusão da construção do Hospital de Proximidade de Sintra durante o mês de janeiro de 2021”.

De acordo com a programação dos trabalhos, o município será responsável pelo projeto, fiscalização e obra, com início no “segundo semestre de 2017”, e os ministérios das Finanças e da Saúde asseguram o equipamento geral, médico e informático, a partir do “primeiro trimestre de 2020”, num investimento global estimado de 51,2 milhões de euros.

A câmara e a assembleia municipal aprovaram, em fevereiro deste ano, a cedência gratuita à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, de uma área 59.500 metros quadrados para a instalação do novo hospital na zona da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, junto ao Itinerário Principal (IC) 16.