De Labyrintho apresentam dois programas distintos no palco do Palácio Nacional de Sintra | Imagem: PSML

Nos concertos dos dias 16 e 17, o consagrado agrupamento italiano De labyrintho explora a música sacra do Renascimento em dois programas bem diferentes. Primeiro, sob o título de “Threnos – As lamentações do profeta Jeremias”, a obra quase desconhecida de Marc’Antonio Ingegneri, mestre de Claudio Monteverdi e admirador de Palestrina; depois, em “O som da Graça – A arte sublime de Josquin Desprez”, revisita algumas obras-primas daquele que foi chamado de “príncipe dos músicos”.

Os concertos têm por palco a Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, o único paço real português da Idade Média que chegou íntegro aos nossos dias. A hora de início é, em ambos os casos, às 21h30. Estes são, respetivamente, o quarto e quinto espetáculos do ciclo “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”, dedicado à música da Idade Média e Renascimento, e que decorre até 24 de junho.

“Reencontros” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal / Divino Sospiro, com direção artística do maestro e violetista Massimo Mazzeo.

“THRENOS – AS LAMENTAÇÕES DO PROFETA JEREMIAS”
Concerto de 16 de junho

O primeiro programa que os italianos De labyrintho trazem a Sintra é dedicado às ‘Lamentações de Jeremias’, de Marc’Antonio Ingegneri (1535/36-1592).

A obra de Ingegneri, autor quase só lembrado na história por ter sido professor de Claudio Monteverdi, tem recebido apenas esporádica atenção da parte dos intérpretes. Precursor nesse sentido foi Michel Corboz (diretor do Coro Gulbenkian), que em 1966 lhe dedicou um disco, com o Ensemble Vocal de Lausanne.

Agora, sob o impulso do incansável “explorador” Walter Testolin, os De labyrintho interpretam as ‘Lamentações de Jeremias’, a 4 vozes (que serão apresentadas com somente uma voz por parte), obra cujo estilo reflete claramente as orientações saídas do Concílio de Trento.

“O SOM DA GRAÇA – A ARTE SUBLIME DE JOSQUIN DESPREZ”
Concerto de 17 de junho

No dia seguinte, 17 de junho, duplica o número de cantores para um programa centrado na ‘Missa Gaudeamus’, de Josquin Desprez, compositor matricial para a criação dos De labyrintho e autor do qual Walter Testolin é eminente especialista, inclusive em termos musicológicos.

Na Sala dos Cisnes ela será ouvida com três motetes, também de Josquin, ilustrativos de fases diferentes da gloriosa carreira deste compositor: ‘Virgo salutiferi’ (a ‘Virgem portadora de salvação’), a 5 vozes, foi escrito em Ferrara, em 1503-04; em ‘Alma redemptoris mater/Ave regina celorum’, a 4 vozes, composto durante o período em que foi cantor da Capela Sistina, Josquin baseia-se nas duas antífonas marianas desse nome para edificar um dos seus poucos motetes politextuais. Por fim, ‘Vultum tuum deprecabuntur’ (‘Suplicarão ante o Teu rosto’), também a 4 vozes, é um ciclo de sete motetes (ouviremos os n.º 5 e n.º 6) composto para um bizarro uso litúrgico da Catedral de Milão e datará de c. 1485.

Informações úteis:
Preço de bilhete por concerto: 10€
Capacidade da Sala dos Cisnes 160 lugares

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.
M/6