A autarquia de Sintra junta-se à associação, Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis (MOMMS) na realização da maior aula de higiene oral “Toothbrush Lovers, 2500 Doidos por Escovas de Dentes”! que pretende atingir um novo record do Guiness.

Esta iniciativa terá lugar no Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 – Queluz, esta sexta-feira, dia 9 de junho, das 11h30 às 12h00.

A maior aula de Higiene Oral – esta aula terá uma duração de 30 minutos e TODOS terão de participar na sua totalidade sob risco de não serem contabilizados. “Vamos escovar os dentes e fazer fio dentário e/ou escovilhão”.

O recorde está estabelecido em 1507 pessoas e a MOMS propõe-se a realizar esta aula com 2.500 pessoas, atingindo assim um novo record formalizado e validado pelo World Guiness of Records.

EcoEscovinha

O EcoEscovinha é um projecto desenvolvido pela MOMS e tem como principais objectivos, promover a escovagem regular e eficaz; sensibilizar para a troca regular da escova de dentes; mobilizar para a recolha selectiva da escova de dentes para posterior envio para reciclagem e produção de mobiliário urbano.

O EcoEscovinha desenvolve-se essencialmente em ambiente escolar, no entanto o seu impacto ocorre em toda a comunidade. Trata-se de um projecto com forte componente de educação para a saúde, ambiente e cidadania e com impacto económico e social.

180 escolas do concelho

Este projeto contou no ano letivo de 2015-2016, com a participação de 180 escolas, que desenvolveram um conjunto de atividades na promoção de atitudes e aquisição de competências na área da saúde oral.

Recorde-se que a MOMMS tem como missão mobilizar e alertar a comunidade para a prevenção das doenças orais e já realizou centenas de acções e chegou a milhares de crianças tendo recolhido mais de uma tonelada de escovas de dentes.

São parceiros institucionais desta associação: Quercus, DGS – Direção Geral da Saúde no programa SOBE – Saúde Oral na Biblioteca Escola, SPEMD – Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, EspecialDente, Serviços Médicos e Dentários, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, entre outros.