O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra foi distinguida com o selo “Boas Práticas Cidade” pela plataforma europeia URBACT.

“É com satisfação que vejo este projeto ser premiado. O Conselho Estratégico Empresarial foi criado no início deste mandato, é vocacionado para o diálogo entre e com as empresas locais e é um projeto de cidadania”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra foi premiado por ser considerado uma boa prática, que – de acordo com o URBACT (Driving Change for Better Cities) da União Europeia – “é uma experiência de sucesso que foi testada e validada e merece ser partilhada para que um maior número de cidades a possa adotar”.

Num total de 270 candidaturas, de 219 cidades europeias, de 29 diferentes países, o Conselho Estratégico Empresarial de Sintra foi escolhido por se distinguir nos diversos critérios de seleção: relevância, compatibilidade com os princípios do desenvolvimento urbano sustentável integrado, evidência de eficácia, transferibilidade.

A autarquia de Sintra criou em 2014 o Conselho Estratégico Empresarial com o objetivo de analisar a situação económica e social do concelho, na perspetiva das empresas e trabalhadores, propondo às entidades decisórias medidas de resolução das questões identificadas.

URBACT – desafios urbanos contemporâneos

O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este programa, que vai no seu terceiro ciclo, financia a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais.

O designado “método URBACT” é um método comprovado por cerca de 15 anos de experiência e que se baseia em quatro pilares: orientado para a ação, abordagem integrada, método participativo e troca de experiências transnacionais.