A fonte na rotunda da rua Direita de Massamá vai ser recuperada 6 anos depois de ter funcionado pela última vez.

A Câmara de Sintra iniciou um programa que visa recuperar seis fontes no município, no qual está incluída a da rua Direita de Massamá, uma das mais emblemáticas fontes urbanas do concelho. O projeto foi apresentado a semana passado, na estufa da Quinta das Flores em Massamá, e já estão a decorrer as intervenções no terreno. “Estas infraestruturas, quando em perfeitas condições de funcionamento, contribuem para uma maior atratividade dos espaços, e são um reflexo positivo para a imagem e qualidade de vida do município”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Sintra, durante a apresentação do projeto.

O autarca notou que “os novos sistemas que vão ser instalados, nomeadamente elétricos, vão permitir uma significa poupança energética. As seis fontes vão ter os seus equipamentos de filtragem e tratamento de água recuperados. Toda a iluminação será através de tecnologia LED.”

Fonte na rotunda da rua Direita de Massamá não funciona há cerca de seis anos

“Esta zona de Massamá é um bom exemplo do investimento que a autarquia de Sintra tem realizado no espaço público do nosso concelho”, referiu Basílio Horta ao SINTRA NOTÍCIAS à margem da apresentação do projeto, mencionando ainda outras intervenções nesta freguesia, entretanto concluídas: “A obra de remodelação e prolongamento de redes de abastecimento de água em Massamá, o problema de trânsito do cruzamento da Rua Direita com a Rua das Orquídeas e a Rua Natália Correia ultrapassado com a construção de uma rotunda exigida pela população durante décadas. E, também, requalificámos toda a Rua Direita de Massamá, desde o viaduto da CREL até ao colégio Colibri, assim como aqui mesmo ao lado, a Rua Serrado da Bica foi toda requalificada, melhorando a mobilidade e qualidade do espaço urbano. Só neste pequeno raio de ação estamos a falar de um investimento superior a 1 milhão e 200 mil euros, mas tinha de ser realizado, como está a ser realizado um pouco por todo o concelho”, concluiu Basílio Horta.

Para Basílio Horta “a Câmara tem de contribuir para melhorar a vida dos munícipes” e relembrou uma obra que o marcou “particularmente”: “O ano passado uma munícipe abordou-me e revelou que tinha dificuldade em sair de casa, os problemas de saúde obrigavam a senhora a andar de cadeira de rodas, mas um obstáculo no passeio da rua Direita de Massamá, junto aos Laboratório Delta, impediam a mobilidade ao longo do passeio. Impressionou-me o facto de algo tão simples, que foi de imediato resolvido, estar a prejudicar tão fortemente a vida de uma pessoa. As nossas cidades, em algumas zonas, parecem não ter sido pensadas e construídas para as pessoas. É este paradigma que estamos a mudar, vai levar tempo e implica muito planeamento, projetos e capacidade financeira, mas é este o caminho que estamos a seguir”, sublinhou o presidente da autarquia.

 

Fontes alvo de intervenção
Largo da Avenida Heliodoro Salgado | [localização]
Rotunda do Interface | [localização]
Rotunda dos Deficientes das Forças Armadas – [localização]
Rotunda Augusto Rendeiro | [localização]
Fonte do Largo da República | [localização]
Parque Felício Loureiro | [localização]