O percurso pedestre gratuito da Vila Sassetti, propriedade adquirida e recuperada pela Parques de Sintra, tem registado um elevado interesse por parte dos visitantes da Serra de Sintra, contabilizando uma média de mais de 20 mil passagens por mês.

Este percurso é utilizado não só por quem passeia na Serra de Sintra, mas também pelos que pretendem aceder ao Parque e Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, a partir do centro de Sintra, a pé, sem convívio com os automóveis, e com passagem por uma cafetaria e pontos com amplas vistas sobre a Serra.

Villa Sassetti | Imagem: PSML / Wilson Pereira

Entre setembro de 2016 (quando a Parques de Sintra deu início à contagem permanente das passagens pelo local) até maio de 2017, foram registadas cerca de 200 mil passagens, com uma média mensal superior a 20 mil.

Estes valores atingiram máximos diários durante o fim de semana da Páscoa e o 1º de maio deste ano, altura em que chegaram a registar-se perto de três mil passagens por dia.

Confirma-se desta forma o interesse crescente dos visitantes de Sintra em percorrer a Serra a pé e aceder aos parques e monumentos através de percursos pedestres, distantes dos automóveis. Conseguem desta forma desfrutar melhor do passeio, convivendo com a natureza que caracteriza o local e descobrindo as vistas sobre a paisagem.

Percurso Vila Sasseti | Imagem: PSML / Luis Duarte

O percurso pedestre da Vila Sassetti permite o acesso ao Palácio Nacional da Pena e ao Castelo dos Mouros, desde o Centro Histórico de Sintra. A sua abertura faz parte de um projeto global de recuperação, da Parques de Sintra, que incluiu a intervenção no exterior do edifício principal da Vila Sassetti (desenhado pelo arquiteto Luigi Manini), a adaptação dos edifícios anexos a instalações sanitárias, a adaptação da Casa do Caseiro a cafetaria, e a recuperação dos jardins, designadamente de caminhos, muros, infraestruturas, sistema de águas, portões e gradeamentos, bem como a valorização da vegetação existente e novas plantações, e ainda nova sinalética de orientação.

A Vila Sassetti está integrada na Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Desenvolve-se na vertente norte da Serra numa faixa de terreno estreito, com uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, dos quais cerca de 200 metros quadrados correspondem ao conjunto edificado composto pelo edifício principal, a Casa do Caseiro e os edifícios anexos. O jardim, concebido por Luigi Manini, procura obedecer a uma estética naturalista, sendo estruturado por um caminho sinuoso que é atravessado por uma linha de água artificial. O jardim expressa a relação de harmonia entre a arquitetura e a paisagem, que assim parecem fundir-se naturalmente.

Cafetaria Vila Sassetti | PSML / Luis Duarte

Victor Carlos Sassetti (1851-1915), proprietário do Hotel Braganza, em Lisboa, e do Hotel Victor, em Sintra, foi o proprietário original dos terrenos onde se localiza atualmente a Vila Sassetti. O projeto foi encomendado ao amigo, arquiteto e cenógrafo Luigi Manini (1848-1936), sendo o edifício principal casa de recreio revivalista concebida para habitação estival, construída entre 1890 e 1894. Após a morte do proprietário, a vila esteve arrendada a Calouste Gulbenkian, entre 1920 e 1955, que a ocupou esporadicamente até ao ano da sua morte. Entre 1955 e 1958, a então proprietária construiu a Casa do Caseiro, aumentou o edifício principal, acrescentando o atual corpo nascente e as instalações sanitárias. Em 1984 a nova proprietária desenvolveu algumas obras de requalificação da vila e do jardim.

Em 2011 a Parques de Sintra comprou a Vila Sassetti e a propriedade adjacente, com o intuito de preservar o seu valor patrimonial e disponibilizar um novo percurso pedestre desde o Centro Histórico até ao Palácio Nacional da Pena/Castelo dos Mouros, em alternativa à rampa da Pena (na qual circulam os automóveis).

O percurso encontra-se aberto diariamente, de forma gratuita, entre as 10h00 e as 18h00 durante a época alta, e entre as 9h00 e as 17h00 na época baixa.