Imagem | Pais em Rede

A Associação Pais em Rede passou a ser representada localmente através do recém-criado Núcleo de Sintra, que tem como objectivo assumir um papel ativo e constituir-se como parceiro na criação de projetos que promovam a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias, nomeadamente o “Sintra Inclui”.

A sessão de apresentação, que decorreu na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, contou com a participação da presidente da Associação, Luísa Beltrão, do vice-presidente da Câmara de Sintra, Rui Pereira, e do vereador da Solidariedade e Inovação Social, Eduardo Quinta Nova.

Na altura foi feita uma análise sobre o percurso histórico da escola inclusiva e uma reflexão sobre os desafios atuais. Para isso, contribuíram os testemunhos de um jovem e de um pai.

A Pais-em-Rede é uma organização nacional representativa de pessoas com deficiência que tem como objetivo congregar as famílias das pessoas com todo o tipo de incapacidades, mobilizando toda a sociedade para a causa comum da inclusão.

Protocolo

Recorde-se que em março deste ano, a Câmara de Sintra celebrou, a assinatura de protocolos de cooperação entre o município de Sintra e a Associação de Pais em Rede, no valor de 74 950,00 euros, no âmbito do Projeto “Sintra Inclui”.

Este projeto nasceu da vontade da Câmara e da Associação Pais em Rede para ser dado um apoio efetivo a pessoas com necessidades especiais e, desde 2015, tem decorrido um conjunto de iniciativas que são exemplares”, afirmou na ocasião, Basílio Horta.

O apoio da Câmara a este ato de cidadania é exemplar. Quando se trabalha em rede conseguem-se fazer mais coisas e estamos a trabalhar em conjunto para que estas pessoas sejam mais realizadas e participem na sociedade. O que se faz aqui em Sintra é muito inovador”, evidenciou a presidente da Associação Pais em Rede, Maria Luisa Beltrão Oliveira.

Projeto “Sintra Inclui”

O projeto “Sintra Inclui” iniciou-se em 2015 para apoiar jovens com deficiência, incapacidades intelectuais ou em situação términus da escolaridade obrigatória, integrados em famílias cooperantes, e com motivação para a autonomia.

No âmbito do projeto, em setembro de 2016, a autarquia, através do protocolo estabelecido com a Associação Pais em Rede iniciou uma nova vertente do projeto, que consiste no apoio aos Agrupamentos de Escolas na implementação dos planos individuais de transição dos alunos com necessidades educativas especiais, que se encontrem no términus do seu percurso escolar.

Através da intervenção direta de duas técnicas de apoio à transição, a autarquia mantém o acompanhamento destes alunos, em contexto escolar e na comunidade, tendo, no ano letivo 2015/2016 apoiado 30 alunos, entre os 15 e os 19 anos pertencentes a 5 Agrupamentos de Escolas.

A Pais em Rede é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com o estatuto de “Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência” (ONGDP nacional), tendo como missão a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias.