O Bloco de Esquerda (BE) vai realizar no dia 20 de maio, às 16 horas, um debate, com o propósito de “Pensar o concelho de Sintra em comum”, denominado, “Que cultura temos e que cultura queremos?”.

“Que papel podem ter os/as agentes locais de cultura?” ou “como despartidarizar os apoios aos agentes culturais e aplicar critérios transparentes, fiscalizáveis pelos cidadãos?”, são outras questões, que “é urgente debater”.

“No concelho de Sintra, promove-se ainda uma cultura de elite, usada como bandeira mas só acessível a algumas pessoas. Vivemos na distância entre a cultura de elite, centrada em Sintra e com uns pozinhos de Queluz, e a cultura feita para as pessoas e pelas pessoas que aqui vivem, trabalham e estudam”, destaca o BE em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, considerando que “uma política para a cultura deve propor uma intervenção global que articule a criação com a memória e a educação, com o património material e imaterial, mas também o ambiente e o ordenamento do território”.

A iniciativa, que se realiza nas instalações da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, na rua António Nunes Sequeira, 14 (perto da estação de comboios de Agualva-Cacém), conta com a presença de Carlos Carujo, candidato do BE à presidência da Câmara de Sintra, bem como André Beja, candidato do BE à Assembleia Municipal de Sintra.

Participam ainda no debate, Rui Matoso e representantes de Associações de Cultura do Concelho de Sintra.

A entrada é livre.