Empresas e outras instituições em vários países, incluindo em Portugal, estão a ser afetadas por ataques informáticos que levaram a que, em alguns casos, os computadores e outros dispositivos ficassem inoperacionais ou tivessem de ser desligados para evitar danos avança a edição online do Público.

A Polícia Judiciária confirma a existência de “ataques informáticos em larga escala em várias empresas portuguesas, sobretudo em operadores de comunicação.” Como explica Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária (PJ) ao Público, trata-se de “uma campanha de distribuição de ransomware que se caracteriza pela encriptação dos dados dos computadores com pedido de resgate para o seu desbloqueio”.

São “várias” as empresas atingidas, diz Carlos Cabreiro. “Não podemos dizer se são dezenas ou centenas, são essencialmente operadores de comunicação”. A PJ já está a investigar e a PT alertou os clientes para um vírus perigoso a circular na Internet, pedindo cuidado aos utilizadores.

Notícia completa aqui.