A tecnológica CGI inaugurou esta terça-feira, 9 de maio, mais um centro em Portugal, o Cloud Innovation Center, de onde vai exportar para a Europa soluções e serviços na “cloud” e onde irá criar, nos próximos dois anos, 150 novos empregos.

“Hoje estamos a concretizar um sonho, que é trazer para Portugal um centro de inovação muito particular, à volta de todos estes temas da ‘cloud’ (permite o armazenamento de dados e o acesso a eles em qualquer lugar e a qualquer hora através da Internet) e da transformação digital. Este vai ser um centro de exportação que vai trabalhar também para clientes em Portugal, mas o seu grande foco é trabalhar para a Europa”, disse José Carlos Gonçalves, vice-presidente para Europa do Sul e Brasil, na inauguração do centro, em declarações à agência LUSA.

A marcar presença esteve também o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, destacando que tal “significa que a partir de Portugal se constituiu um centro que é o segundo mais importante da CGI a nível global” e “um óptimo exemplo de investimento de uma empresa tecnológica”.

No centro trabalham já 40 pessoas, altamente qualificadas, mas o número deverá subir até aos 80 no final do ano, afirmou o gestor, adiantando que, se o plano correr como o previsto, serão criados 150 novos postos de trabalho a dois anos. Em curso, está já o alargamento de instalações para poder acolher esse crescimento.

O presidente da Câmara de Sintra sublinhou a importância deste tipo de investimento no concelho. “Sintra oferece diversas vantagens competitivas aos investidores e têm vindo a fomentar políticas dinâmicas e amigas do investimento, através de incentivos à fiscalidade, captação de investidores e favorecendo investimentos estratégicos”, defendeu Basílio Horta. “É este o caminho que tem revelado bons resultado”, sublinha o autarca.

 

Foto: CMS (arquivo)