A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai gastar 2,6 milhões de euros em obras de estabilização da arriba norte na praia das Azenhas do Mar, na freguesia de Colares.

Em 2017, segundo informação publicada em Diário da República, será gasto um milhão de euros e em 2018 o resto do investimento previsto. Esta verba é financiada em 85% por fundos comunitários no âmbito de uma candidatura já aprovada junto do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

A ação Estabilização da Arriba Norte da Praia das Azenhas do Mar enquadra-se na estratégia de proteção do litoral que visa manter a linha de costa, proteger populações e prevenir riscos para utilizadores dos recursos hídricos, sendo que a sua concretização pressupõe a celebração de um contrato de empreitada.

“Sintra tem sentido de forma muito particular as alterações climatéricas. As intempéries que assolaram a costa do município nos últimos anos, indicam o modo como fenómenos climatéricos extremos vão-se tornando mais frequentes e com maior impacto no território”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Sintra sobre a urgência desta intervenção.

Basílio Horta recordou ainda que “esta nova realidade implica a atuação da administração local com medidas capazes de proteger e adaptar as comunidades locais a estes fenómenos. As intervenções na frente atlântica da Praia Grande, o investimento na consolidação das arribas marítimas, a estratégia de desenvolvimento de requalificação urbana são algumas medidas concretas que têm sido desenvolvidas neste âmbito”, destacou o autarca.

A urgência da consolidação das arribas no litoral sintrense foi debatido no seio do Conselho Estratégico Ambiental, organismo criado em 2014 pela autarquia e onde é debatido e articulado, com organismos do estado central, questões ligadas ao Ambiente. Na praia da Adraga essa consolidação foi realizada há dois anos.

 

Foto: Arquivo DR CMS