Iniciam-se esta segunda-feira, 8 de maio, as obras de construção do novo Centro de Saúde de Sintra que abrangerá cerca de 21 mil utentes do município. No local do futuro espaço será assinado, às 12h30, o auto de consignação para a construção da obra que tem um prazo de conclusão de 210 dias.
De referir que a autarquia investe cerca de um milhão de euros na construção desta nova unidade de saúde familiar, que vai ficar instalada num edifício com valor histórico, na zona da Estefânia, e que para melhor a sua funcionalidade será ampliado com dois blocos, conferindo-lhe assim o espaço conveniente para gabinetes de consultas e salas de tratamentos, zona de atendimento ao público, salas de espera, sala de reuniões, entre outros.
“É mais um momento importante para Sintra. Temos seguido uma estratégia para recuperar décadas perdidas no sector da saúde. É também um esforço financeiro da Câmara de cerca de 900 mil euros, que paga a totalidade do centro de saúde, mas fundamental para os nossos munícipes”, disse a propósito, recente o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.
Todos os acessos pelo exterior assim como todos os espaços interiores são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida quer por rampas ou elevador e está também previsto o acesso automóvel ao interior do espaço por uma rampa localizada junto a um dos blocos.
“Temos seguido uma estratégia para recuperar décadas perdidas no sector da saúde”
Recorde-se que a autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de 7 milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo.
Já em Queluz a construção obra do novo Centro de Saúde está a decorrer conforme previsto. Esta unidade de saúde familiar para 30 mil utentes está a ser implantada na antiga Escola Básica localizada na Rua D. Fernando em Queluz, com financiamento de 30% da autarquia, que cedeu também o terreno e é responsável pelo projeto e pela obra.
Está a decorrer a demolição dos Edifícios da Antiga Messa onde está prevista a instalação da futura Unidade de Saúde Familiar de Algueirão-Mem Martins.
A obra de construção do Centro de Saúde de Agualva foi adjudicada pelo valor aproximado de 1 milhão e cem mil euros, dos quais 30% são também financiados pela autarquia. O terreno junto ao Mercado Municipal de Agualva onde vai ser construído e centro de saúde é igualmente cedido pela autarquia. Esta unidade de saúde familiar abrange cerca de 62 mil munícipes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.