O município de Sintra entregou, no passado dia 28 de abril, a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, na Classe Ação Social e Saúde a Gabriel Boavida, “pelo conjunto de ações que tem vindo a desenvolver no socorro às vítimas de paragem cardiorrespiratória”.

A Medalha, entregue por Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, distinguiu Gabriel Boavida, [irmão do falecido ator José Boavida (à esquerda, na foto)], também este vítima de paragem cardiorrespiratória, pelo “conjunto de ações de socorro para vítimas de situações idênticas que contribuiu para a instalação de uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) no Hospital Amadora Sintra, em março de 2016”, refere nota informativa do Gabinete de Relações Públicas da autarquia.

Recorde-se a propósito, que a Câmara de Sintra deu também início ao Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, que já dotou com este meio de socorro 15 serviços municipais e 29 escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

“Medidas como estas, vão permitir salvar vidas no futuro”, salientou Gabriel Boavida, congratulando-se com o facto de Sintra passar a ser um parceiro “de excelência” nesta área.

“O Gabriel lutou por todos nós”

“O concelho está profundamente grato a Gabriel Boavida, pela luta que abraçou”, disse na ocasião o presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhando que, “o Gabriel lutou por todos nós e fez um trabalho exemplar no suporte básico de vida. Lutou para que os bombeiros do município tivessem, todos eles, desfibrilhadores. Agora, fê-lo também pelas escolas”, referiu o autarca.

“o Gabriel lutou por todos nós e fez um trabalho exemplar no suporte básico de vida”

A entrega da Medalha de Mérito Municipal de Mérito Municipal Grau Prata, na Classe Ação Social, decorreu na Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, local onde foi apresentado o plano estratégico na área da reanimação cardiorrespiratória, que incluiu a entrega de 29 desfibrilhadores às escolas do concelho, abrangendo cerca de 30 mil alunos, três mil docentes e 500 não docentes.

Presentes na cerimónia estiveram o secretário de Estado da Educação, João Marques da Costa, e o presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando da Fonseca, Francisco Velez Roxo.