Detenção do vereador da CDU vai ser investigada

Ministério Público despachou no sentido de "abrir o inquérito para apurar a verdade material dos factos"

Ministério Público junto do Tribunal de Cascais decidiu hoje abrir um inquérito à detenção do vereador da CDU, Clemente Alves, detido na terça-feira quando participava num protesto contra uma obra em São João do Estoril do município de Cascais.

“Fizemos um requerimento probatório e contradissemos os factos que vinham no auto da polícia, por não serem verdadeiros, o senhor vereador não resistiu a ninguém, não agrediu ninguém, muito pelo contrário”, afirmou à Lusa o advogado do autarca.

Segundo Pedro Varino, o magistrado do Ministério Público despachou no sentido de “abrir o inquérito para apurar a verdade material dos factos”, e agora vai aguardar pelo “decorrer das diligências da investigação, nomeadamente ouvir as testemunhas”.

“Esperamos pelo despacho de arquivamento, como é lógico, e se possível de acusação contra a agressão” que terá sido praticada contra o vereador, acrescentou o advogado.

De acordo com Pedro Varino, a defesa ainda não apresentou queixa contra a PSP, mas deu conta de uma agressão contra o vereador da CDU, e “uma vez que é um crime de natureza pública, o Ministério Público já tem conhecimento dele e irá proceder em conformidade”.

Protesto pacífico terminou com detenção do vereador da CDU

O vereador Clemente Alves afirma que se encontrava numa ação de protesto a convite de alguns moradores que contestam a construção de um parque de estacionamento “numa zona de Reserva Ecológica Nacional”, quando chegaram cerca de dez polícias.

“Um graduado da PSP dirigiu-se a mim de uma forma agressiva, instando-me a abandonar o local. Identifiquei-me como vereador, estávamos num protesto pacífico, mas continuou a dizer: ‘saia daqui imediatamente’ e deu-me um primeiro empurrão. Deu-me um segundo empurrão, caí ao chão e um conjunto de agentes policiais algemou-me e levou-me para a esquadra da PSP do Estoril”, relatou Clemente Alves.

O vereador e cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara de Cascais nas próximas eleições autárquicas de 01 de outubro foi notificado para comparecer hoje no Tribunal de Cascais.

Moradores na Quinta da Carreira, em São João do Estoril, estão contra a construção de um parque de estacionamento perto da estação ferroviária de São João do Estoril, junto a um troço da ribeira de Bicesse, numa área de Reserva Ecológica Nacional.

Segundo a Cascais Próxima, empresa da Câmara Municipal de Cascais que gere a mobilidade e os espaços urbanos, o parque de estacionamento enquadra-se “na estratégia de mobilidade do concelho”.