“Hoje é um dia feliz” foram as primeiras palavras de Basílio Horta, [muito saudado e aplaudido] na cerimónia de inauguração do novo Parque Urbano da Cavaleira, esta manhã, na freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra.

“É uma excelente obra que está integrada numa zona urbana, densamente populacional”, disse o presidente da Câmara de Sintra, apontando “erros muito graves de urbanização no concelho”, acrescentando que “não os podemos emendar, mas podemos melhor, criando espaços urbanos que permitam devolver à comunidade o espaço público, que é delas”, disse o presidente da Câmara de Sintra. “Este parque é uma das imagens de marca da atuação da Câmara porque estamos apostados em criar estes espaços verdes um pouco por todo o concelho”, acrescentou o edil, argumentando que “este é o caminho para valorizar e melhorar o quotidiano de todos que vivem e trabalham no concelho de Sintra”, sublinhou Basílio Horta.

Ainda sem todo o equipamento desportivo, intantil e de lazer instalado, o novo espaço, conta com 25 mil metros quadrados de espaços verdes e zonas de estar destinadas a todas as gerações, num investimento municipal na ordem dos 700 mil euros.

Nova centralidade na freguesia

Este parque urbano vem criar uma nova centralidade numa zona, até então, sem espaços de lazer para a população, com a finalidade de devolver o espaço público aos munícipes.

O projeto representa uma aposta na diversidade de equipamentos, com a criação de um espaço amplo com zonas de estadia e lazer, circuitos de manutenção para adultos/idosos, parque infantil, zona de desporto livre e relvado, percursos pedonais, parque canino e estacionamento.

Recorde-se que este foi um dos projetos que contou com a participação ativa da população através de ideias para o projeto de criação do parque, iniciativa que ganhou uma nova dinâmica, durante uma das “Presidências Abertas” de Basílio Horta à freguesia, na companhia do Presidente da Junta, Valter Januário.