Todos os anos por altura da Páscoa, são muitas as pessoas que procuram algumas das praias do concelho de Sintra, para apanhar mexilhão. Uma tradição familiar associada à crença cristã, de não se comer carne na Sexta-feira Santa.

Por isso, é na Sexta-feira Santa, que as praias são “invadidas” por amigos e familiares, que munidos de baldes e sacos de plástico, procuram as rochas, para apanhar os mexilhões, como tão bem ilustram as fotos, de Vitalino Cara d’Anjo, homem da terra, muito estimado e considerado por todos.

“Graças a alguns Colarenses e não só, a tradição de apanhar mexilhão na manhã de Sexta-Feira Santa, mantém-se”, confirma Vitalino na sua página de facebook.

Este ano, o tempo voltou a dar uma ajuda importante e as imagens, mostram alguma azáfama, saudável e descontraída, na apanha do marisco, durante a manhã, mas ao longo de todo o dia.

A jornada, tem por objetivo encher o saco ou o balde e regressar a casa.

Receita de mexilhões

E, “como é hábito”, o Vitalino Cara D’Anjo, deixa-nos uma receita de mexilhão para quatro pessoas. Tome nota:

1, 5 kg de mexilhões
1 dl de azeite
1 cebola picada
1 pimento encarnado
1 pimento verde
1 fatia de presunto ou bacon
1 ramo de coentros picados
1 copo de vinho branco

“Depois de bem lavados e raspados os mexilhões, leve ao lume uma caçarola com o azeite, deixe aquecer e junte a cebola picada, os pimentos cortados em finas tiras e o presunto, também cortado em pequenas tiras, deixe alourar, regue com o vinho , deixe ferver. Deite os mexilhões na caçarola, tape e deixe ferver, até ficarem todos abertos. Antes de servir, polvilhe com coentros picados. Para acompanhar Vinho branco de Colares (Chão D’Areia).

Festival do mexilhão na Praia das Maçãs

Em alternativa o Mercado da Praia das Maçãs, em Colares, recebeu o 4º Festival do Mexilhão, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Colares, da Câmara de Sintra, do Clube Recreativo da Praia das Maçãs e comerciantes locais, com o objetivo de dinamizar o turismo local e atrair visitantes à freguesia.

“O Festival do Mexilhão/Praia das Maçãs
🍎 está um espetáculo”, confirma Vitalino no facebook.

Uma Páscoa Feliz!

Jorge Tavares / Sintra Notícias com Vitalino Cara d’Anjo (fotos)