Azenhas do Mar e Penedo, aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

As aldeias das Azenhas do Mar e o Penedo são candidatas às mais maravilhosas do país

Sintra tem duas aldeias candidatas às mais maravilhosas do país. As Azenhas do Mar (na categoria de aldeias do mar) e o Penedo (na categoria aldeias em áreas protegidas) estão na lista das 49 aldeias apuradas, de entre as 322 candidatas selecionadas, numa candidatura submetida pela Câmara de Sintra.

As regras para escolher as aldeias mais maravilhosas de Portugal são apertadas. As candidaturas, distribuídas por sete categorias –
aldeias monumento, aldeias de mar, aldeias ribeirinhas, aldeias rurais, aldeias remotas, aldeias autênticas e aldeias em áreas protegidas –, foram enviadas até 14 de março para a organização ‘7 Maravilhas de Portugal’.

De entre as 446 apresentadas, foram selecionadas 322. Agora, um conselho científico divulgou as melhores 49 e abriu oficialmente a época de promoção e campanha de votação.

Essa votação começará a partir de 3 de julho e, segundo a organização, será feita inteiramente por chamada telefónica. A 20 de agosto, a lista das 14 finalistas ficará fechada. Os portugueses têm, a partir daí, duas semanas para tomar decisões. A 3 de setembro chega o veredicto final: a aldeia que recolher mais número de votos em cada uma das categorias ganha.