Os Açores vão doar cerca de 800 plantas autóctones do arquipélago à empresa Parques de Sintra, para decorar o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, o Parque da Pena e o Parque de Monserrate, anunciou a entidade regional de turismo.

As plantas estão em exposição no stand do Turismo dos Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) até domingo, e no final da feira vão ser entregues aos responsáveis pela requalificação dos respetivos jardins.

A doação de algumas espécies autóctones do arquipélago dos Açores à Parques de Sintra, para plantação no Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, bem como no Parque da Pena e no Parque de Monserrate, são uma forma de contribuir para a reabilitação e enriquecimento botânico de uma zona culturalmente riquíssima e uma referência a nível nacional e internacional.

De realçar, ao nível das espécies expostas, três dragoeiros com cerca de 4 metros de altura, algumas dezenas de louros, pau-branco e ginjeiras com cerca de 3 metros, embora a grande maioria seja de porte abaixo dos 60 centímetros, e muitas são herbáceas ou gramíneas, como o caso do patalugo e o bracel-da-rocha respetivamente.

Manuel Baptista, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, destaca que “para nós é uma oportunidade de acolher espécies de uma das mais ricas regiões em património natural. Os Açores são ilhas de natureza por excelência e estas plantas acabam por ser uma extensão do arquipélago em Sintra.”

Espécies botânicas em causa

Endémicas:
Ilex perado – azevinho
Juniperus brevifolia – cedro-do-mato
Viburnum treleasei – folhado
Prunus azorica – ginjeira brava
Laurus azorica – louro-da-terra
Erica azorica – urze
Picconia azorica – pau-branco
Leontodon filii – patalugo-maior
Festuca petraea – bracel-da-rocha
Autóctones Macaronésia:
Morella faya – faia-da-terra
Myrsine africana ou retusa?– tamujo
Dracaena draco – dragoeiro

Sintra Notícias com PSML