A GNR registou no ano passado 397 assaltos, cerca de um por dia, ao interior de veículos maioritariamente alugados por turistas. Em 2016 Sintra recebeu mais de cinco milhões de turistas, tendo havido dias em que entraram cerca de 15 mil viaturas num só dia na zona histórica, segundo fonte da autarquia.

Os assaltos em Sintra, sobretudo na zona histórica, aconteceram ao interior de veículos, segundo confirmou, ao JN, fonte do Comando-Geral da GNR. Segundo a mesma fonte, trata-se de viaturas que “são facilmente referenciadas por autocolantes identificativos da empresa de aluguer”. Em regra, os assaltantes, bastante discretos, atuam por arrombamento do canhão da porta ou, noutras situações, partem os próprios vidros.

Já este ano, desde janeiro, elevam-se a mais de 30 o número de furtos praticados. Os assaltantes, que a GNR suspeita atuarem em grupos de dois ou três elementos, visam maioritariamente veículos alugados por turistas estrangeiros, estacionados em áreas como a Pena, a Regaleira e a vila velha.

Telemóveis, máquinas de filmar e fotografar, tablets, dinheiro e documentos pessoais têm sido os artigos mais furtados do interior dos veículos estacionados.