Foi aprovado o concurso público esta terça-feira para a requalificação do Bairro SAAL do Pego Longo, na união das freguesias de Queluz e Belas, um investimento no valor de 600 mil euros.

“Com uma área de intervenção de 18.460 mil metros quadrados, esta obra surge da necessidade de requalificar os espaços públicos com especial atenção aos espaços destinados ao convívio, ao lazer e à melhoria das condições de acessibilidade pedonal/viária, proporcionando um incremento da qualidade de vida desta população”, reforçou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, durante a apresentação do projeto.

“Com a instalação de equipamentos e mobiliário urbano no Parque da Quinta do Pego Longo, na zona poente do bairro, cria-se uma nova centralidade, entre Queluz a Belas, em paralelo com a ciclovia proposta pelas Infraestruturas de Portugal no âmbito da reabilitação da EN117”, defende o presidente da Câmara de Sintra. Para Basílio Horta, “o conceito da reabilitação deste espaço é uma melhoria da qualidade geral deste espaço público para os munícipes”.

O projeto, com um prazo de execução de 7 meses, prevê a colocação de equipamento e mobiliário no Parque da Quinta do Pego Longo, com instalação de equipamento (infantil, fitness, street workout e circuito de manutenção) e mobiliário urbano.

Os trabalhos incluem limpeza, desmatação e requalificação no percurso pedonal entre a Rua do Pego Longo e a Rua Paz e Amizade, construção de rampa e contenção de talude na Rua das Alfarrobeiras, arranjos exteriores na Rua da Escola, do Pego Longo, dos Namorados e de Santo António.

Na empreitada vão ser realizadas obras de construção de escadas entre a Rua das Escolas, 8 de Dezembro e das Margaridas e pavimentação da Travessa das Rosas e ligação pedonal à Rua do Chafariz. Vão ser também requalificados o Jardim das Margaridas, Jardim do Leão e Jardim do Afonso.

Será também criada uma horta solidária com cerca de 20 talhões individualizados, possuindo uma dimensão média de 50 m².

Este projeto está incluído na candidatura ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do programa Portugal 2020.

Para a elaboração do projeto foram consideradas as opiniões recolhidas junto da população e a participação da União de Freguesias de Queluz e Belas.