O edição deste sábado do semanário Expresso adianta que o líder do PSD, Pedro Passo Coelho, pode recusar fazer campanha em Sintra pelo PSD devido à participação de António Capucho na lista do PSD em Sintra.

Segundo o Expresso Pedro Passos Coelho fez esta terça-feira uma intervenção muito crítica sobre a candidatura que do PSD em Sintra, deixando no ar a ideia de que poderá não votar na lista do seu partido. Tudo se passou na reunião da comissão política nacional (CPN) que aprovou os primeiros candidatos às autárquicas. Num clima que fonte social-democrata descreveu como “fúnebre”, foram aprovadas as primeiras 46 candidaturas. Entre elas, a de Sintra – o município onde vota Passos Coelho. “Não se esqueçam que eu sou eleitor em Sintra”, lembrou, ao mesmo tempo que se demarcava da solução que a direção do PSD estava a aprovar.

O Expresso revela que Pedro Passos Coelho e Marco Almeida, candidato do PSD em Sintra, estão reconciliados depois do atual vereador sintrense ter apresentado uma candidatura contra o PSD nas últimas eleições. Foi assim que, na terça-feira, Passos fez na CPN uma intervenção que deixou os presentes gelados: explicou que não esquece o que se passou, num registo de “quem não se sente não é boa gente”, jurou que não fará campanha ao lado de Capucho e lembrou que, vivendo em Massamá, é eleitor de Sintra – a tal frase que alguns interpretaram como a insinuação de que poderia não votar na lista do PSD. Passos considera que não lhe compete vetar nomes das listas (estatutariamente, a direção nacional só valida ou chumba candidatos à presidência da câmara), mas ficou clara a divergência neste caso com Miguel Pinto Luz, da distrital, e com o coordenador autárquico, Carlos Carreiras.