Chuva está aí e em força

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um ‘Aviso Amarelo’ para Castelo Branco e Portalegre devido à chuva forte, elevando para sete, o número de distritos com este alerta para a precipitação.

Na quarta-feira, o IPMA tinha emitido ‘Aviso Amarelo’ para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte. Hoje, o Instituto alargou o aviso a Castelo Branco e Portalegre, também por causa da chuva.

Em Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém o aviso vai estar em vigor entre as 09:00 e as 15:00 de hoje, e em Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro entre as 11:00 e as 21:00 de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora na faixa costeira e agitação marítima, prevendo-se ondas com 04 a 05 metros.

O aviso de vento vai estar em vigor entre as 09:00 e as 12:00 de hoje e o de agitação marítima entre as 07:00 de sexta-feira e as 07:00 de sábado.

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.