A Câmara de Sintra terminou a operação de remoção de todos os materiais tóxicos e entulho que se encontravam abandonados nas instalações da empresa Herbex, localizada em Manique de Cima.

A autarquia procedeu a limpeza do local em avançado estado de abandono – através da  empresa  Vimajas, – “de onde foram removidos  resíduos considerados especiais (tóxicos) e 780 toneladas de resíduos não tóxicos (vulgarmente designados por entulhos), posteriormente transportados  por um operador de gestão licenciado para um destino adequado a esta tipologia de resíduos”, informa a Câmara de Sintra.

Esta intervenção implicou um custo de 28 mil euros e “foi considerada prioritária pela Câmara Municipal devido ao perigo para a saúde pública”.

De acordo com a autarquia, “esta contratação foi precedida de consulta a várias empresas, que reunissem os requisitos legais e técnicos obrigatórios para a realização deste tipo de intervenção (devidas licenças de operador de gestão de resíduos), considerando as várias tipologias de resíduos”.

De referir que para o desenvolvimento do processo foi feita a necessária avaliação e estimativa de quantidades e tipologia dos resíduos a remover e que a intervenção foi realizada de acordo com os requisitos técnicos e legais em vigor.