Funeral de Mário Soares vai realizar-se terça-feira

Morte de Mário Soares

O funeral de Mário Soares vai realizar-se na terça-feira. O corpo do antigo presidente vai sair do Hospital da Cruz Vermelha este domingo à tarde.

Vai parar primeiro na casa onde Soares vivia, junto ao Campo Grande, onde ficará durante alguns minutos. Depois, vai passar pelo Campo Grande, volta à Avenida da República, passará pelo Saldanha e pelo Marquês do Pombal. Vai descer a Avenida da Liberdade, em direção à Câmara Municipal de Lisboa.

Quando chegar à Praça do Município, o corpo de Soares vai mudar para uma charrete, e assim será transportado pela Avenida 24 de julho até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde vai ser recebido ao final da tarde com honras militares. À espera estará o Presidente da República e o Presidente da Assembleia da República.

Na segunda-feira, o velório decorre todo o dia, até à meia-noite, e será aberto ao público.

Na terça, as cerimónias fúnebres começam às 11 da manhã. Terão um discurso do presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues, depois de um ou dois familiares de Mário Soares – provavelmente, dos filhos – e depois de Marcelo Rebelo de Sousa.

O cortejo fúnebre sairá depois dos Jerónimos – também com honras militares -, fará uma pausa no Palácio de Belém, depois junto ao Parlamento e à Fundação Mário Soares.

Quando passar pelo Largo do Rato, e a sede do PS, o cortejo também vai parar.

Terminará no Cemitério dos Prazeres, onde haverá uma pequena cerimónia pública e depois um enterro reservado à família.