Hélder Rodrigues é um dos favoritos à vitória no rali Dakar. Este pode ser o ano do piloto natural de Sintra que lidera equipa da Yamaha no ataque ao domínio da KTM, que venceu as últimas 16 edições.

Aos 37 anos, Hélder Rodrigues é, a par de Paulo Gonçalves, o piloto mais experiente a integrar o lote dos favoritos à vitória no Dakar, que arranca hoje, dia 2, do Paraguai. Um objetivo que já esteve muito próximo de acontecer – dois terceiros lugares, em 2011 e 2012 – mas que se foi afastando.

A edição de 2017 do Rali Dakar conta este ano com um total de 15 portugueses, 11 dos quais motards. É nas motos que Portugal tem o contingente principal, no qual figura, para além de Hélder Rodrigues, Paulo Gonçales numa Honda.

Ao todo, estão inscritos 491 competidores, em 391 veículos, que vão atravessar na edição deste ano três países, Paraguai, Bolívia e Argentina, num total de cerca de nove mil quilómetros, dos quais quatro mil vão ser cronometrados.

O Dakar deste ano fica marcado por incluir metade das etapas acima dos três mil metros de altitude. Algumas das especiais vão mesmo decorrer acima dos quatro mil metros.