O Presidente da República avisou, hoje, na inauguração da sede da Banda Filarmónica da Associação de Bombeiros Voluntários de Colares, no concelho de Sintra, que a política é feita sobretudo de “más notícias” e que a realidade consiste em saber transformá-las em positivas.

O chefe de Estado, que falava na inauguração da nova sede da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e pelo presidente da Junta de Freguesia de Colares, Rui Santos, acrescentou que por vezes as más notícias “ocupam todos os jornais noticiosos, mas existem”.

O Presidente da República apontou ainda como exemplo de boa notícia a visita que esta tarde fará ao quartel da Carregueira, onde assinalará a “despedida de uma força militar portuguesa que vai para o centro de África, para ajudar a estabilizar uma realidade que parece longíssimo”, mas que está perto.

“Quem quiser fazer política só com boas notícias o melhor é dedicar-se a outra atividade comunitária”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que entre as notícias positivas estão os 125 anos da banda de Colares, que passa a funcionar no edifício da antiga escola primária, inaugurada em 1958 pelo seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa (1921-2002).

Segundo o Presidente, qualquer aspirante a político “tem de ajudar a transformar más notícias em boas notícias, mas tem de saber que elas existem, para ser realista”.

“Isto é o Portugal profundo, pode parecer estranho, porque não é muito longe de Lisboa, não é muito longe dos corredores clássicos do poder central, mas é Portugal profundo e o manter-se Portugal profundo é uma riqueza”, salientou Rebelo de Sousa.

O Presidente vincou a importância do país se abrir ao mundo, mas ao mesmo tempo saber “preservar as suas raízes”, notando que a banda de Colares, com muitos jovens, “não é uma instituição do passado, é uma instituição do futuro”.

BASÍLIO HORTA, AGRADECEU AO CHEFE DE ESTADO A VISITA A “UMA DAS JOIAS” DO CONCELHO, QUE É TAMBÉM “ONDE SINTRA SE REFLETE ENQUANTO SÍTIO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE”.

Sede na antiga Escola Primária

O edifício da antiga escola primária de Colares foi inaugurado esta quarta-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, como a nova sede da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, que comemorou 125 anos, no passado dia 01 de novembro.
O chefe de Estado referiu ainda a curiosidade de estar a inaugurar a sede da banda no edifício da antiga escola primária, inaugurada em 1958 pelo seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa (1921-2002), que desempenhou funções de subsecretário de Estado da Educação Nacional.

Além do descerramento da placa inaugural, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à largada de 125 balões, alusivos ao aniversário da banda, por crianças do Centro Social Paroquial de Colares.

O Presidente distribuiu beijos e cumprimentos pelos habitantes, assistiu à atuação da banda e não faltaram as habituais ‘selfies’ e fotos com os populares e representantes das entidades locais.

O presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), agradeceu ao chefe de Estado a visita a “uma das joias” do concelho, que é também “onde Sintra se reflete enquanto sítio Património da Humanidade”.

O autarca explicou que a câmara tem vindo a entregar o património municipal abandonado a instituições do concelho para que possam prosseguir com a sua atividade nas áreas social e cultural.

Sintra Notícias com Lusa / Fotos de João Relvas/ Lusa

[atualizada 23h35]