Belas Rugby Clube assina protocolo de colaboração com Agrupamento de Escolas Queluz Belas

Contacto com o desporto nas atividades de enriquecimento curricular

O Belas Rugby Clube, o Agrupamento de Escolas Queluz Belas, a KnowHow, e a União de Freguesias Queluz Belas, assinaram um protocolo que permitirá levar às 9 escolas do agrupamento, em particular às 7 escolas do 1º ciclo, proporcionando a cerca de 1800 jovens, o contacto com o desporto nas atividades de enriquecimento curricular.

Segundo o Presidente do Belas Rugby, “este projeto há muito perseguido pelo clube faz parte de uma estratégia fundamental para ligar os clubes às escolas. Obviamente o rugby de iniciação é uma modalidade muito ‘adaptativa’ quer nos espaços quer nas equipas que podem ser mistas, será por isso um pretexto para apoiarmos e criarmos o espirito ligado à pratica desportiva que tem de começar desde a mais tenra idade. Sendo o clube uma força viva da freguesia não faz sentido estarmos de outra forma se não em todas as escolas da freguesia”.

Refira-se que o projeto nasceu com o apoio da União de Freguesias e a validação do Agrupamento Escolar que desta forma permitiram viabilizar um modelo sustentável que permitirá um permanente apoio do Belas Rugby à KnowHow, empresa responsável pelas atividades de enriquecimento curricular, à Federação Portuguesa de Rugby e a Associação de Rugby do Sul que apoiam o projeto dando formação especifica para os 14 professores envolvidos.

O presidente do clube refere que a estratégia de colaboração com as escolas “está alinhada com a visão que o nosso município tem para o desenvolvimento desportivo e o apoio escolar. É nosso entendimento que os investimentos públicos quer sejam financeiros ou em infraestruturas desportivas devem ter uma garantia de retorno não só pela disponibilização dos espaços, mas também pela participação dos clubes como motores do desporto no nosso concelho, onde as escolas são um espaço natural de atuação”.

O Belas Rugby Clube fundado em 16 de julho de 1991 é uma segunda vida do rugby na vila de Belas que começou em 1975 como secção de rugby do Clube Desportivo de Belas.

Desde sempre um clube muito ligado às escolas de rugby com cerca de 100 atletas federados promove o desporto desde os mais jovens até aos veteranos que habitualmente recebem equipas dos “amigos franceses”.

É um clube que mantém vivo o espirito da modalidade através dos valores e pilares que tornam o rugby diferente dos outros desportos. A sede do clube e as terceiras partes lá realizadas são a prova que o rugby está muito para além das 4 linhas.

Fotos Belas Rugby Clube