O IC19, na zona de Lisboa e uma das estradas mais movimentadas do país, vai estar cortado ao trânsito na noite de segunda para terça-feira, alertou hoje a Infraestruturas de Portugal, que gere as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.

O corte da circulação, nos dois sentidos, acontece entre as 22 horas de segunda-feira e as 6 horas de terça no troço entre a avenida Eusébio da Silva Ferreira (2.ª circular) e o nó da Amadora.

A empresa explica que o corte se deve à obra de construção de uma nova passagem pedonal sobre o IC19 (Itinerário Complementar) entre as freguesias da Damaia e Alfragide.

Serão montados os tirantes de suporte da viga e este é o último corte para a construção da passagem, “na zona do EMFA” (Estado Maior da Força Aérea), acrescenta a Infraestruturas de Portugal em comunicado.

Os percursos alternativos, sinalizados, serão a saída no nó IC17/CRIL (Buraca) no sentido Algés/A5 Cascais, saindo-se para a zona comercial de Alfragide e entrando-se depois no IC19 no nó da Amadora, para quem sai de Lisboa.

Para quem se dirige em direção a Lisboa pelo IC19 deverá sair para Alfragide/Buraca, voltando a entrar pela rotunda do EMFA.

Já em setembro o IC19 tinha sido fechado ao trânsito pelo mesmo motivo.

O IC 19 liga Lisboa e Sintra e já foi considerado um dos troços mais perigosos segundo os relatórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. No entanto no último relatório sobre sinistralidade, referente a 2015, o IC19 não aparece na lista dos pontos negros (com mais acidentes).