Sintra assinala hoje, 6 de dezembro de 2016, o vigésimo primeiro aniversário da elevação a Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural.

Foi o primeiro sítio inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal desta paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica do tempo.

No âmbito da iniciativa das comemorações dos 20 anos de Sintra Património Mundial, em 2015, e considerando que a participação dos visitantes se traduz também num elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável das áreas classificadas internacionalmente como património, o município de Sintra promoveu durante o presente ano um conjunto de entrevistas a visitantes de diferentes nacionalidades, daí resultando 20 testemunhos sobre a importância do estatuto atribuído pela UNESCO.

jiho hong e sunyoung leeOs traços arquitetónicos que conferem uma personalidade única à vila de Sintra são destacados pelos sul coreanos Jiho Hong e Sunyoung Lee que salientaram, respetivamente, que “o Palácio da Pena não é como os típicos europeus edifícios artísticos… é extremamente único” e que “a arquitetura não me é familiar e por isso é fantástica!”.

carina fernandesA suiça Carina Fernandes, refere a propósito de Sintra Património Mundial que “é interessante ver tantas pessoas de diferentes nacionalidade aqui!” e que “por ser um sítio tão bonito temos de proteger este local”.

chris randall e vilma-biaggiOs argentinos, Chris Randall e Vilma Biaggi, exprimiram, respetivamente, que “é apaixonante, estou a regressar passados 40 anos e queria ver o quanto mudou…e mudou bastante: continua lindo e muito interessante” e que Sintra “é especial, muito especial”.

Os testemunhos recolhidos podem ser visualizados nos 20 vídeos disponíveis, AQUI.