Jerónimo encerra hoje reunião magna já com nova direção

XX Congresso do PCP, em Almada

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, encerra hoje o XX Congresso do PCP, em Almada, com um discurso previsto para as 13h00, já depois da sua previsível quarta eleição consecutiva como secretário-geral, desde 2004.

Igualmente conhecida hoje será a composição da estrutura dirigente mais restrita do Comité Central, cujos 146 elementos foram eleitos na noite sábado, com 98,67% de votos favoráveis.

No Complexo Desportivo “Cidade de Almada” registaram-se 1.116 votos a favor, 11 abstenções e quatro votos contra.

A reunião magna dos comunistas foi dominada pela aprovação generalizada da posição conjunta firmada com o PS, que destronou PSD/CDS-PP do poder e conduziu o socialista António Costa ao posto de primeiro-ministro, embora com as ressalvas de que os “avanços” têm cada vez mais “limitações” devido à postura “europeísta” dos socialistas.

O PCP, através de vários dirigentes e militantes, nas muitas intervenções políticas, foi sempre reafirmando a sua “independência” e “autonomia” ao longo do fim de semana, frisando que o atual executivo é do PS e tem o seu próprio programa de Governo.

Na véspera, os delegados ratificaram o novo Comité Central, com 22 estreantes e de onde emanarão, além do secretário-geral, os organismos executivos – Secretariado Nacional e Comissão Política – e também da fiscalizadora Comissão Central de Controlo.