O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu na Academia da Força Aérea, em Sintra, que a instituição militar, além do garante do Estado de direito democrático, merece “o respeito por parte das instituições” da sociedade em geral.

“Esta academia, para além de uma referência no ensino de excelência, é também a forja dos líderes militares de amanhã, dos homens e das mulheres que irão realizar o exercício do comando nos complexos palcos de batalha que vão surgindo em todo o universo e que irão exigir de vós muito mais do que hoje podemos imaginar”, salientou o Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado foi recebido com honras militares pelo corpo de alunos da Academia da Força Aérea e assistiu à lição inaugural da academia, pelo capitão engenheiro aeronáutico João Caetano, sobre as tecnologias avançadas inspiradas na natureza de “Nano-UAV, Potencial para ‘Intelligence’ e Defesa”.

O major general comandante da Academia da Força Aérea, Rafael Martins, informou que no novo ano letivo em curso ingressaram 181 alunos, dos quais seis de Angola e um de Moçambique.

Sintra distingue aluno

Na Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo da Academia da Força Aérea, na Base Aérea n.º1 de Sintra, Basílio Horta entregou, o prémio “Câmara Municipal de Sintra”, que distingue o aluno daquela instituição com a mais elevada classificação no final do 2.º ano.

Na entrega de prémios aos militares que se distinguiram no anterior ano letivo participaram também o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o presidente da comissão parlamentar da Defesa Nacional, Marco António Costa, e o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.