Dezassete pessoas foram detidas esta terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), entre elas alguns cidadãos estrangeiros, no âmbito de uma investigação a uma rede de assaltos a caixas multibanco, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
Segundo a mesma fonte, a operação está a decorrer na zona da Grande Lisboa. Segundo a PJ, a organização criminosa dedicava-se à prática de furtos a caixas multibanco através de explosão na Grande Lisboa e península de Setúbal.
A investigação é da Unidade Nacional de Contra Terrorismo (UNCT) da PJ, com o Ministério Público de Sintra.
A operação da PJ tinha sido avançada pelo Correio da Manhã e Diário de Notícias, que deram conta de centenas de buscas por suspeitas de assaltos a caixas multibanco na zona de Lisboa, adiantando que no terreno estão mais de uma centena de inspetores.
Segundo o comunicado da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo (UNCT) da PJ, no decurso da operação foram detidos 17 suspeitos de diversas nacionalidades, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos, alguns com antecedentes no âmbito da criminalidade violenta.
Na operação “Caixa Automática” foram igualmente apreendidos “relevantes elementos de prova, várias viaturas automóveis, motociclos e inúmeros objetos produto do crime”, acrescenta a PJ.
Os detidos vão hoje ser presentes a primeiro interrogatório judicial para a aplicação da medida de coação tida por conveniente junto do Tribunal de Instrução Criminal.
Sintra Notícias com Lusa