Escola JI/EB1 do Algueirão desinfetada após internamento de aluna

Agrupamento de Escolas de Algueirão

Uma menina de nove anos, aluna do 4º ano da Escola Básica do 1° ciclo e Jardim de Infância de Algueirão, em Sintra, foi hospitalizada e submetida a uma cirurgia ao cérebro, confirmou ao Correio da Manhã a direção do Agrupamento de Escolas de Algueirão.

“Tivemos conhecimento da cirurgia hoje de manhã [ontem] e já comunicámos o caso à Unidade de Saúde Pública”, garantiu Fátima Morais, diretora do agrupamento. “A informação que tenho é de que, alegadamente, poderá tratar-se de uma virose dentro de um quadro gripal, mas não é uma situação que possa confirmar”, explicou ainda a responsável.

Um encarregado de educação, cujo filho é colega da menina, acusa a escola de agir “como se nada tivesse acontecido”, sem tomar “medidas preventivas e de higienização” ou informar os pais.

Questionado sobre o assunto, Bruno Valente, coordenador da escola, frequentada pela menina assegura que “a partir do momento em que soubemos que a menina estava internada, tomámos todas as providências necessárias na escola. Realizámos a limpeza, desinfeção e arejamento das salas, num processo que ainda está a decorrer”.

Questionados sobre o estado de saúde da aluna, os dois responsáveis não avançaram qualquer informação.

O CM tentou contactar a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, Noémia Gonçalves, sem sucesso. Foi ainda feito um pedido de esclarecimentos à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que não respondeu até ao fecho desta edição.

Notícia no Correio da Manhã